10 Cuidados que devemos ter com a Chapinha - Blog Vanessa Olly

10 Cuidados que devemos ter com a Chapinha

Publicado em 26 agosto 2013



A chapinha se tornou praticamente um acessório indispensável para muitas mulheres. Prática e fácil de carregar na bolsa (alguns modelos chegam a ter 15 cm de comprimento), a prancha não somente alisa, mas também modela os fios.
Como tudo que é utilizado em excesso faz mal, usar a chapinha de forma incorreta pode danificar os cabelos. Fique atenta a 10 dicas da hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, que irão ajudá-la a utilizar da maneira certa e manter os fios lisos, lindos e brilhosos.
1 - Ao comprar a prancha, faça testes nas mechas de baixo do cabelo para verificar a reação. A potência varia de produto para produto.
2 - De olho na temperatura. Prefira aparelhos com termostato, a temperatura não deve passar de 180 graus.
3 - De olho no tempo: a chapinha deve ser passada de cima para baixo, num movimento constante. Nada se deve segurá-la no cabelo.
4 - Preste atenção quando estiver passando a chapinha. Não fale no celular ou converse no whatsapp enquanto usa, pois a chance de você deixa-la mais tempo do que o necessário é maior, danificando os fios.

5 - Só passe a chapinha com os cabelos secos! A fibra capilar fica muito mais frágil com os fios molhados, aumentando a possibilidade de quebra.
6 - Proteção! Sempre utilize um bom protetor térmico antes de passar a chapinha! Além de ajudar a fixar o liso, o protetor forma uma película ao redor dos fios, protegendo-os das agressões causadas pela alta temperatura e mantendo a hidratação.
7 - Evite passar a chapinha todos os dias. O ideal é passar em dias alternados ou somente em ocasiões especiais.
8 - Deixe o cabelo descansar, se possível. Curtir o cabelo natural também pode ser legal para variar o visual. Apostar num penteado diferente e em acessórios legais pode surpreender e ainda poupar os seus fios.
9 - Utilize produtos adequados para o seu tipo de cabelo e termo ativos. Além disso, é essencial fazer uma boa máscara de hidratação em casa uma vez por semana para ajudar a manter os fios saudáveis e hidratados. 10 - Faça uma reconstrução capilar no salão pelo menos uma vez por mês, pois ajuda a reconstituir a matéria capilar danificada, deixando os fios mais fortes e brilhosos.